:: FACOL - Faculdade Orígenes Lessa
 
     
 
A Psicopedagogia articula os saberes das áreas de Pedagogia e Psicologia a fim de abordar as relações dos indivíduos com a construção do conhecimento. Estuda e reflete sobre as dificuldades de aprendizagem e o desenvolvimento psicossocial de crianças, jovens e adultos.

O curso foca a educação, desta forma apresentará discussões, especialmente, sobre o campo escolar e educacional.

 
Objetivo do curso:
 
  • Capacitar o profissional para que possa entender e atuar na prevenção dos problemas de aprendizagem de forma crítica e através de postura, atitudes e ações éticas;
  • Qualificar o profissional para que possa identificar, planejar e intervir psicopedagogicamente em problemas de aprendizagem numa perspectiva clínica e institucional que considere o sujeito no seu meio escolar, sociocultural e familiar;
  • Possibilitar ao profissional que identifique e atue diretamente nos quadros de conflitos nos diversos ambientes educacionais.
  • Estimular e possibilitar a construção de conhecimento na área da Psicopedagogia por meio da pesquisa.
Público-alvo:
 
Graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Assistência Social e áreas afins.
 
Pré-requisito:
Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado, das áreas afins de conhecimento
 
O Mercado de Trabalho
 
A área clínica é a mais procurada, mas o setor institucional está em alta. É um mercado em expansão em todo o país, principalmente nos grandes centros, onde a atenção aos processos de aprendizagem é maior. Prefeituras e governos precisam de psicopedagogos nas escolas. Os principais empregadores são escolas, hospitais e clínicas de psicologia. Mas há vagas, também, em empresas, no treinamento de funcionários. Ele pode, ainda, participar de equipes multidisciplinares nas varas de família e de infância. A aprovação da Lei Menino Bernardo, a Lei da Palmada, abriu espaço para o profissional em instituições jurídicas, na identificação dos possíveis problemas que uma criança esteja sofrendo no âmbito familiar. As regiões Sul e Sudeste são as maiores empregadoras. Desde 2013, a prefeitura de São Paulo sancionou uma lei que determina a oferta de serviços de psicopedagogia nas escolas da rede municipal. No estado já existia a lei prevendo um psicopedagogo para alunos nas escolas da rede. Mas há vagas em todo o país.
 
 
Palavra da coordenação
 
Ficha Técnica
 

Coordenação:
Profa. Ma. Raquel Ramos Romani

Duração:
15 meses / 360 horas


Aulas:
6 aulas por mês
Sexta (19h às 23h) e Sábado (8h às 12h)


 
Outros Cursos