:: FACOL - Faculdade Orígenes Lessa
 
 
INSTITUCIONAL | ISEOL
HISTÓRICO
 
No dia 09 de julho de 1998, um grupo de educadores lençoenses se reuniu para constituir a ALEC – Associação Lençoense de Educação e Cultura, entidade mantenedora do ISEOL. A finalidade principal da entidade, segundo a ata de sua criação, é a de “gerir meios e recursos para, através deles, promover a manutenção de escolas, instituições, órgãos ou atividades de caráter educacional e promocional, como forma de preparar os jovens educandos e a população regional em geral, para uma vida profissional digna e de cidadão compatíveis com os mais altos anseios da nação brasileira”.

A partir deste dia, a realidade educacional de Lençóis Paulista e da vasta região circunvizinha nunca mais foi a mesma.

O Instituto Superior de Educação Orígenes Lessa - ISEOL foi credenciado pela Portaria Ministerial nº. 195, publicada no Diário Oficial em 29 de janeiro de 2002.

Lençóis Paulista, município onde o ISEOL fornece os serviços educacionais, está localizado na região centro-oeste do Estado de São Paulo. Segundo o levantamento do Censo Populacional de 2010 apresenta a população de 70.331 habitantes. Os municípios vizinhos ao norte de Lençóis Paulista são: Macatuba, com 16.259 habitantes e distante 18 km; Pederneiras, com 41.497 e distante 37 km; e Agudos, com 34.532, distante 29 km. A oeste temos Borebi, com 2.293 habitantes e distante 26 km. Ao sul, temos Avaré e Botucatu. A leste temos Pratânia; Areiópolis, com 10.581 e distante 19 km e São Manuel, com 42.369 habitantes e distante 34 km. Toda esta microrregião perfaz um total de aproximadamente 350.000 habitantes.

Além dos dados acima descritos, o município de Lençóis Paulista, apresenta crescimento populacional: 2,89% ao ano. Sua taxa de urbanização está estimada em 99,54% e apresenta densidade demográfica de 89,67 hab/km². O rendimento médio mensal das pessoas responsáveis pelos domicílios é de R$ 1.835,59 e a média de moradores por domicílio é de 3,7 habitantes. Com uma taxa de analfabetismo de 1,82%, apresenta índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDHM: 0,921. Ainda em relação às questões econômicas, o PIB em 2010 foi de R$ 2,137 bilhões, sendo 8% gerados pelo setor agrícola, 60,5% pela indústria, e 31,5% pelo setor de serviços. Na indústria, base econômica do município, tem destaque as produções de açúcar, álcool, celulose, óleo lubrificante, estruturas metálicas e alimentos, massas, biscoitos, arroz, carnes, feijão, milho, etc. Na agricultura, as produções mais importantes são a cana-de-açúcar, o milho, o feijão e a madeira. Possui o segundo maior PIB da Região Administrativa de Bauru e se tornou pólo central de uma micro região comercial que engloba os municípios de Macatuba, Areiópolis, Borebi e Pederneiras. Em relação ao município, é importante ressaltar a ênfase dada à industrialização, comércio e serviços.

A cidade possui um setor industrial forte e tem uma variedade de empresas comerciais de médio e pequeno porte que suportam o desenvolvimento sustentável do município. Indústrias de base, de transformação e de alimentos, Instituições de Crédito, Seguros e Capitalização; Comércio de Imóveis, Valores Mobiliários, Serviço Técnicos; Transporte e Comunicações; Serviços de Alojamento, Alimentação, Reparação, Manutenção, Redação; Serviços Médicos, Odontológicos e Veterinários; Ensino; Comércio Varejista e de Comércio Atacadista caracterizaram como os principais empregadores nos últimos anos. Nos próximos meses, a indústria de transformação de papel e celulose se apresenta como grande pólo industrial de crescimento, tendo em vista a instalação de uma nova unidade de produção, além de indústria mecânica e de peças.

O ISEOL, atualmente, oferta os seguintes cursos de Licenciaturas:

- Licenciatura em Pedagogia, reconhecido pela Portaria MEC nº 134, de 12/01/2006; e
- Licenciatura em Educação Física, reconhecido pela Portaria MEC nº 1613, 11/11/2009

Ao longo de sua trajetória, o ISEOL obteve resultados considerados satisfatórios dentro dos critérios de avaliação definidos para as IES que estão ligadas ao Sistema Federal de Educação.

 
   
 
Mural de Recados