:: FACOL - Faculdade Orígenes Lessa
 
 
INSTITUCIONAL | FACOL
PALAVRA DO MANTENEDOR
 
No universo das pequenas e médias instituições educacionais de nível superior, muito se tem falado sobre excelência na educação, sustentabilidade, resultados efetivos nos processos de avaliação da área da educação. Tais assuntos, alguns muito polêmicos, nos levam a refletir em “como” colocar tudo isso junto, atendendo aos requisitos de todas as partes interessadas – governo, mantenedores, alunos, docentes e sociedade.

Ao longo destes anos, como mantenedor da Faculdade Orígenes Lessa, tenho notado que ações necessárias para alcançar a excelência na educação e a conseqüente sustentabilidade da IES estão associadas a uma abordagem sistêmica sobre um conjunto de fatores críticos de sucesso.

Estes fatores críticos são:
  • Quantidade de educadores competentes, atualizados e motivados para a execução pedagógica;
  • Instituição de ensino em boas condições para toda a comunidade acadêmica, incluindo todas as questões relacionadas à inclusão social;
  • Didática eficaz e de alta qualidade, com técnicas de ensinagem promotoras da instigação à geração do conhecimento e ao mesmo tempo motivadoras;
  • Materiais instrucionais adequados ao perfil do aluno e à forma que o mesmo aprende;
  • Abordagem moderna e atual dos processos de execução pedagógica, interligando todos os aspectos requeridos e desejados por todas as partes interessadas;
  • Currículo em linha com as diretrizes curriculares e com os desafios dos novos tempos, notadamente relacionado aos os aspectos globais da sustentabilidade – econômicos, sociais, ambientais, éticos e de governança;
  • Conexão contínua e adequada entre a IES e a vida, promovendo, principalmente, a integração governo-empresa-IES-aluno;
  • Processo que assegure 100% dos alunos efetivamente nas IES.


Todas estas questões estão inseridas no modelo de gestão educacional FACOL, o que é aqui apresentado para toda a comunidade.

Prof. Afonso Placca Filhos
Diretor-Presidente da Associação Lençoense de Educação e Cultura.

 
   
 
Apresentação