:: FACOL - Faculdade Orígenes Lessa
 
     
BACHAREL EM DIREITO
 
O curso de ciência jurídica da FACOL formará Bacharel em Direito apto a trabalhar em empresas, escritórios e em órgãos governamentais, atuando na área de consultoria, ou ainda, exercendo a carreira jurídica como Advogado, Delegado de Polícia, integrante do Ministério Público, membro da Defensoria Pública e da Magistratura e em tantas outras carreiras.

Durante a graduação, o acadêmico realizará estágios, participará das atividades do Núcleo de Prática Jurídica que mantém serviços de assistência e assessoria jurídica e popular implantados na instituição ou mediante convênios, em órgãos do CEJUSC, Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, ou ainda, em departamentos jurídicos oficiais com atendimentos em todas as áreas de Direito, inclusive nas fundamentais como inclusão de minorias e grupos vulneráveis, direitos da criança, direitos da mulher, direitos do idoso, direitos humanos, direito eleitoral, execução penal, registro público, direitos coletivos e sociais fundamentais, direito de trânsito, previdência, administrativos, cidadania, meio ambiente, juizado especial, consumidor, trabalhista, bem como mediação, arbitragem e conciliação, além de outros.

 
ONDE ATUAR
 
O Curso de Direito possibilita ao seu egresso atuar em muitas áreas de especialização, tais como: Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil, Direito Eleitoral, Direito Empresarial, Direito Administrativo, Direito Ambiental, Direito Processual, Direito Internacional, Direito do Trabalho, Direito Agrário, Direito Previdenciário, Direito Tributário

Estamos aguardando a publicação no DOU – Diário Oficial da União para podermos formar as turmas.

 
MERCADO DE TRABALHO
 
Entre as oportunidades existentes, há o campo dos concursos públicos, que englobam desde a Magistratura, Ministério Público, Procuradorias, Advocacia da União, etc. até os cargos de analistas e técnicos dos tribunais, agências reguladoras e outras instituições. Ressaltamos ainda que o curso de direito é muito útil para outros concursos que não são exclusivos da área jurídica como, por exemplo, gestores, diplomatas e analistas administrativos do executivo.

Também há muito espaço para o profissional do Direito na área privada, representada, sobretudo, pela advocacia e pelas consultorias e no terceiro setor (sociedade civil e ONGs).

A globalização e a nova organização mundial abriram um campo muito grande para o profissional da área jurídica que deseja se especializar no direito internacional e no comércio internacional, casos em que será necessário o conhecimento de outros idiomas. Dessa forma, existem muitas oportunidades de trabalho em Organizações Internacionais – inclusive algumas delas em parcerias entre Organizações Internacionais e o governo brasileiro – e as empresas bi-, multi- e transnacionais necessitam cada vez mais de advogados especializados em comércio internacional.

Outro campo que cresce bastante no Brasil é o magistério com dedicação exclusiva, ou seja, profissionais que se dedicam exclusivamente ao ensino jurídico, bem como à pesquisa. Atualmente, eu pertenço a esse último grupo, pois faço mestrado na Universidade de Brasília em Direito Internacional e, cada vez mais, vejo que o Brasil precisa de professores com dedicação exclusiva que possam criticar o sistema judiciário vigente e propor teorias e mecanismos de possam aperfeiçoá-lo. No mesmo sentido, cada dia mais, descubro novas janelas profissionais abertas!”
   
   
 
Investimento
   
 
Vídeo
sem imagem
   
 
Detalhes do Curso
 
Coordenador:
Fale com o coordenador

Duração:
10 Semestres - 05 anos


Período:
Noturno


Portaria de Autorização:
Portaria 132 / 2017


Portaria de Reconhecimento: