:: FACOL - Faculdade Orígenes Lessa
 
     
ESCOLA DE SUSTENTABILIDADE
 
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
 
Com a globalização no mercado e o aumento das discussões, cobranças e pressões sobre as questões ambientais nas empresas, surge a procura por profissionais com perfil de gestores no âmbito do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade socioambiental.

Em meio a estas mudanças e necessidades. A FACOL, desde o ano letivo de 2010, oferece o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (Portaria de Autorização Nº 169 de 30 de junho de 2009), com o objetivo de formar profissionais com uma visão global das questões inerentes à sustentabilidade socioambiental e que atendam à demanda crescente do mercado de trabalho na área de Planejamento e Gestão Ambiental.

Com o conhecimento científico e o domínio das novas tecnologias, o egresso do curso de Gestão Ambiental será capaz de atuar no diagnóstico e na geração de informações necessárias para minimizar, prevenir e reverter problemas decorrentes do uso e ocupação do meio ambiente, recuperação de áreas degradadas, reciclagem de resíduos, avaliação de riscos e impactos, planejamento da ocupação territorial e controle da poluição, são algumas das atividades desenvolvidas pelo gestor ambiental.
 
ONDE ATUAR
 

Consultoria
Assessorar empresas e órgãos públicos em projetos de preservação do meio ambiente.

Certificação
Elaborar certificações direcionadas para empreendimentos agrícolas e industriais seguindo as normas estabelecidas pela organização internacional de Normalização (ISO).

Educação ambiental
Planejar programas para conscientizar a população da importância de preservar o meio ambiente.

Planejamento
Elaborar relatórios de impacto ambiental e definir planos para o uso sustentável dos recursos naturais. Implantar, em indústrias, projetos de exploração da natureza usando técnicas não poluentes.

Recuperação
Planejar e executar projetos para a recuperação de áreas que já estejam degradadas.

 
MERCADO DE TRABALHO
 
O mercado de trabalho está distribuído por todo o Brasil com oportunidades de atuação na iniciativa privada, administração pública e em ONGs.

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pode atuar nos segmentos agroflorestais, industriais e órgãos públicos, bem como atuar de forma independente, por meio de assessoria e consultoria. Entre as possíveis áreas de atuação temos:
o No setor público, o Tecnólogo em Gestão Ambiental desenvolve projetos e ações para prevenir, minimizar e eliminar a poluição das águas, a destruição das matas nativas, a contaminação do ar e a degradação do solo. Trabalha também planejando o crescimento de cidades, a ocupação de terrenos, a melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos e a redução do impacto das chuvas. Em áreas com alto grau de degradação, recupera o solo, implanta sistemas de compostagem e de tratamento de lixo.

No setor privado, o Gestor Ambiental avalia os impactos ambientais do processo produtivo, controla a adoção de tecnologias limpas e o cumprimento das normas de proteção ambiental; implanta e acompanha projetos de exploração de recursos naturais, adotando métodos e técnicas não poluentes; trata efluente e dejetos industriais, implementam programas de reciclagem de materiais e redução de desperdício de matérias primas, sempre procurando melhorar o desempenho econômico e ambiental dos processos produtivos.
 
Investimento
 
Vídeo
sem imagem
 
Detalhes do Curso
 
Coordenador:
Fred Dallalana
Fale com o coordenador

Duração:
04 Semestres - 02 anos


Período:
Noturno


Portaria de Autorização:


Portaria de Reconhecimento:
Portaria: 429/2014