Lençóis Paulista,
 

PROGRAMA DE BENEFÍCIO EDUCACIONAL FACOL/ISEOL

(ano letivo de 2.012)

O Programa de Benefício Educacional da Faculdade Orígenes Lessa – FACOL - é destinado à concessão de descontos semestrais (bolsas de estudo) aos alunos regularmente matriculados nos cursos oferecidos pela Instituição com a finalidade de auxílio mínimo para aqueles que estejam em dificuldades momentâneas e com algum desconto.Caso seja avaliado como necessário, poderão se manter nos cursos selecionados pela Direção como passíveis de receberem alunos bolsistas.

A FACOL/ISEOL reserva-se o direito de ofertar algum desconto, ainda que temporário, caso tenha disponibilidade financeira para arcar com as concessões e também tiver interesse em oferecer abatimentos em cursos específicos.

Os eventuais descontos jamais serão COLETIVOS, serão sempre INDIVIDUALIZADOS e poderão ser revistos e alterados a qualquer momento, desde que comprovadas pelo Serviço de Assistência Social melhoras  no padrão de vida das pessoas beneficiadas.

Por ser momentâneo e transitório, os alunos beneficiados deverão ter consciência que qualquer melhora no padrão de vida deverá ser imediatamente comunicado ao Serviço de Assistência Social para cancelamento e/ou suspensão do benefício.

Leia as normas do Benefício

Mais informações : servicosocial@facol.br



EM PARCERIA COM O GOVERNO A FACOL / ISEOL TEM AS SEGUINTES BOLSAS



Programa PROUNI - PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS

O que é?

Iniciativa do Governo Federal, o Programa Universidade Para Todos é destinado à concessão de bolsas de estudo integrais e bolsas de estudo parciais (meia-bolsa).

Quem pode participar?

Para concorrer a uma bolsa de estudo, o estudante precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e apresentar renda familiar per-capita de no máximo três salários mínimos. Além disso, precisa obedecer a um dos critérios a seguir:

- Ter cursado o ensino médio completo em escola pública.
- Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada com bolsa integral.
- Ser portador de necessidades especiais.

Outras informações sobre o programa podem ser obtidas no site do Ministério da Educação: www.mec.gov.br



Programa FIES – FINANCIAMENTO ESTUDANTIL

Trata-se de um Programa do Governo Federal que visa atender os estudantes, matriculados em Instituições de Ensino Superior Privado, que resolvam financiar total ou parcialmente os seus estudos.

Algumas vantagens do FIES:

  1. Pode ser financiado até 100% das mensalidades:
  2. Taxa de juros de 3,4% a.a. (ao ANO);
  3. Período de amortização de 3 vezes o período financiado;
  4. Em alguns casos dispensa fiador;
  5. Para os cursos de Licenciaturas os alunos poderão ter a isenção total em relação as parcelas a serem pagas, desde que assumam a função de professor na rede pública.

Restrições do Programa FIES:

Para os candidatos que concluíram o ensino médio a partir de 2010 e optarem pelos cursos de bacharelados e tecnológicos, deverão ter participado da última edição do ENEM.

Para os candidatos que optarem pelos cursos de Licenciatura (Pedagogia, Educação Física e Letras) não será exigido o ENEM.

A FACOL aderiu ao FIES, tendo atendido a todas as exigências, por isso está autorizada a aceitar alunos, por este programa, para TODOS os seus CURSOS.

Outras informações poderão ser obtidas pelos sites:

www.mec.gov.br
www.eufacoacontecer.com.br

 

 

CIEE – CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA/ESCOLA

Oferece estágios remunerados aos alunos da FACOL/ISEOL em empresas conveniadas.
Mais informações sobre o CIEE: www.ciee.org.br


OUTROS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS DA FACOL


FACOL KIDS - Espaço Diversificado Infantil Noturno

Enquanto os pais estudam, os filhos também aprendem.
Entende-se que alunos que cursam a faculdade no período noturno e possuem crianças sob a sua responsabilidade, muitas vezes, encontram dificuldade em deixar as crianças sob o cuidado de outras pessoas. Pensando nisso, o espaço Facol Kids tem como propósito garantir a tranqüilidade necessária à aprendizagem do seu aluno e, ao mesmo tempo, dos filhos de seus alunos. Trata-se de um projeto social que foi idealizado pela Direção da Facol e desenvolvido pela coordenação e professores do curso Normal Superior da Instituição, apoiados pelo mantenedor da FACOL, por entenderem a importância e a dimensão social e cidadã que um projeto dessa envergadura pode agregar aos alunos e principalmente aos seus filhos.
Os pilares de sustentação do Projeto abrangem as dimensões: social, pedagógica e acadêmica.

Dimensão social
Oferece gratuitamente um espaço infantil noturno, nos dias letivos de segunda à sexta- feira, funcionando no horário das 19h15 às 22h40, atendendo filhos de 02 a 06 anos de pais ou responsáveis que estudam na FACOL.

Dimensão pedagógica
Inovador e pioneiro no Brasil, pois o espaço possui proposta pedagógica baseada na concepção teórica sócio – interacionista. Enfatiza a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil e utiliza, como metodologia, o desenvolvimento de projetos de trabalho articulando a dimensão afetiva e estética do processo de construção do conhecimento, apresentando de forma sistematizada, um currículo que considera diversas linguagens como formas de expressão.

Dimensão acadêmica
Além de oferecer tranqüilidade para os alunos e pais, o atendimento às crianças estará desenvolvendo a função acadêmica através da constituição do campo de estágio para os alunos do Normal Superior, considerando que alunos que cursam a faculdade no período noturno não possuem grande disponibilidade para estágio durante o dia devido ao trabalho.


EQUIPAMENTOS

1. Cantinho do Criar
Áreas: Linguagem Escrita, Matemática, Artes.
Obs. A estagiária fará intervenção direta
Material : Mesa para 6 crianças, estante, materiais diversos como lápis, giz de cera, cola, papeis diversos, jogos ,etc.

2. Cantinho do Brincar
Áreas: Todas
Obs. Montar o mercadinho; a estagiária fará intervenção indireta
Material: Casinha de boneca, brinquedos diversos, tapetes, estante,

3. Cantinho da História
Áreas: Linguagem Oral (histórias, teatro)
Obs. A criança é espectador
Material: Tapete, estante, livros , fantoches, palco teatro

4. Cantinho do Faz de Conta
Áreas: Expressão e Movimento
Obs. proposta do teatro; a estagiária fará intervenção indireta.
Material: Arara, Fantasias, baú, máscaras.

5. Cantinho do Mexe – Mexe
Área: Música e Movimento
Material: Rádio, bandinha, TV, DVD, CDC, Bandinha de sucata, etc

A FACOL, baseada na responsabilidade social e na qualidade de atendimento aos alunos, buscou a solução adequada, implementando este espaço e, ao mesmo tempo, favorecendo a valorização do estágio.
O projeto possui uma estrutura própria de atendimento às crianças contando com todas as condições físicas e pedagógicas de que este espaço necessita.

Outro fator relevante é considerar que o espaço do projeto Facol kids é de promover e otimizar o desenvolvimento assistido das crianças por possuir uma proposta pedagógica voltada para a construção da autonomia e estimulação da inteligência.

Os interessados deverão fazer pré-inscrição junto à secretaria da Facol, para posterior análise e decisão.